Lian Gong


 
 

Lian gong em dezoito terapias é um dos primeiros sistemas de prática corporal oriental que integra a tradição milenar das artes corporais chinesas aos modernos conhecimentos da medicina ocidental.

Histórico

O Lian Gong Shi Ba Fa foi criado em 1974 pelo médico ortopedista chinês Dr. Zhuang Yuan Ming, residente em Xangai. Por desenvolver esta técnica de exercícios para prevenir e tratar de dores no corpo e restaurar a sua movimentação natural, ele recebeu do governo chinês o Prêmio de Pesquisa Científica de Resultado Relevante. Ao criar sua técnica, o Dr. Zhuang se inspirou em outras sequências tradicionais de exercícios terapêuticos chineses, tais como o Ba Duan Jin (Exercícios dos Oito Brocados da Seda), O Jogo dos Cinco Animais e o Yi Jin Jing (Exercício dos Camponeses), dentre outros. A prática do Lian Gong se fundamenta nos mesmos conceitos básicos da Medicina Tradicional Chinesa que fundamentam a massagem Tui Na, a Acupuntura, a Fitoterapia chinesa e o Qi Gong: o Qi, os Meridianos e a relação Yin e Yang.

As três séries de exercícios

O Dr. Zhuang complementou esta prática desenvolvendo mais 2 sequências de 18 exercícios:

A 1ª sequência é conhecida como "18 Terapias Anterior", dividida em 3 séries 1ª série: Exercícios para a prevenção e tratamento de dores no pescoço e ombros

2ª série: Exercícios para a prevenção e tratamento de dores nas costas e região lombar

3ª série: Exercícios para a prevenção e tratamento de dores nos glúteos e nas pernas

 

A 2ª sequência é conhecida como "18 Terapias Posterior", dividida em 3 séries* 1ª série: Exercícios para a prevenção e tratamento de articulações doloridas das extremidades

2ª série: Exercícios para a prevenção e tratamento de tenossinovites

3ª série: Exercícios para a prevenção e tratamento das desordens de órgãos internos (hipertensão, desordens do trato gastrointestinal, problemas de sono, ansiedade)

 

A 3ª sequência é conhecida como "I Qi Gong", planejada para fortalecer as funções do coração-pulmão e prevenir e tratar infecções das vias respiratórias.

 

Os exercícios são praticados seguindo o ritmo de músicas tradicionais chinesas.

 

O Lian Gong no Brasil

O Lian Gong foi introduzido no Brasil em 1987 por Maria Lúcia Lee, professora de filosofia e artes corporais chinesas. A seu convite o Dr. Zhuang visitou o Brasil duas vezes, em 1997 e 1999, realizando cursos de aperfeiçoamento na técnica e participando do I e II Encontros Nacionais de Lian Gong em 18 Terapias, em São Paulo e Santos, respectivamente. Em setembro de 2004, aconteceu o III Encontro Nacional de Lian Gong em 18 Terapias, no Ginásio Multidisciplinar do Centro de Convenções da UNICAMP, Campinas, SP, idealizado pelo Professor Nelson Iba e realizado pelo Instituto IDEAIS, em parceria com Maria Lúcia Lee.

O III Encontro contou com a presença de 3000 pessoas.
 
 
 

O Ministério da Saúde incluiu o Lian Gong em 18 Terapias entre as práticas da MTC a serem oferecidas à população pelo SUS, através da Portaria 971 de 3 de maio de 2006.

 

Em dezembro de 2006, aconteceu o IV Encontro Nacional de Lian Gong em 18 Terapias, também no Ginásio Multidisciplinar do Centro de Convenções da UNICAMP, Campinas, SP, realizado pelo Instituto IDEAIS, contando com a presença do Mestre Zhuang Jian Shen, filho e sucessor do Dr. Zhuang Yuan Ming.

 

O IV Encontro contou com a presença de 4000 pessoas.

Comentários